Miolo: Circuito de Leituras Integrais

PT
A identidade visual do evento Miolo: Circuito de Leituras Integrais foi concebida para capturar a essência da materialidade e do aspecto analógico dos livros. Inspirada pela cultura alternativa e pela arte impressa indie, a identidade busca homenagear as tradições da impressão e a estética da contracultura. Com texturas que evocam técnicas de impressão antigas, o sistema gráfico possui um tom analógico que remete à risografia, conferindo um charme nostálgico e vintage. A paleta de cores simples, composta por três cores básicas e um tom off-white que remete ao amarelado das páginas de livros antigos, reforça a sensação de familiaridade e conforto visual.

Organizado pela livraria independente Hámor, o Miolo se propõe a ser mais que um simples evento literário; é uma celebração da literatura como agente de inclusão social e cultural. Nos encontros mediados por renomados escritores nacionais, as leituras integrais de livros de autores regionais fomentaram diálogos literários significativos em Campo Grande, no primeiro semestre de 2024. A identidade visual do Miolo, com seu logotipo transformável em grafismos que lembram sobras de impressão, reflete a profundidade e a textura das conversas e das experiências proporcionadas pelo evento, fortalecendo a conexão entre a literatura e a comunidade.

EN
The visual identity of the event Miolo was designed to capture the essence of the materiality and analog nature of books. Inspired by alternative culture and indie print art, the identity seeks to honor the traditions of printing and the aesthetics of counterculture. With textures evoking old printing techniques, the graphic system features an analog tone reminiscent of risography, bringing a nostalgic and vintage charm. The simple color palette, composed of three basic colors and an off-white tone that recalls the yellowed pages of old books, reinforces a sense of familiarity and visual comfort.

Organized by the independent bookstore Hámor, Miolo aims to be more than just a literary event; it is a celebration of literature as a force for social and cultural inclusion. In meetings led by renowned national writers, the integral readings of books by regional authors fostered meaningful literary dialogues in Campo Grande during the first half of 2024. The visual identity of Miolo, with its logo transformable into graphics resembling printing scraps, reflects the depth and texture of the conversations and experiences provided by the event, strengthening the connection between literature and the community.




Design: Dudu Azevedo
Client: Hámor Livraria / Edições
Support: Federal Government of Brazil & Municipality of Campo Grande
2024

dudu-azevedo@outlook.com
@azevedudu / @azevedudu.dsgn

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